Deslizamentos de Terra: riscos ambientais e sociais
Texto por: Emilly Barros
Frequentemente vemos notícias de deslizamentos de terra no Brasil. Muitas vezes, esses deslizamento acabam tirando a vida de pessoas, destruindo casas e alterando completamente a rotina de muitas famílias. Mas você sabe por que eles acontecem?
Os deslizamentos de terra
Os deslizamentos, também chamados de movimentos de massa, podem ocorrer por fatores antrópicos e naturais. Comumente trazem diversos prejuízos para cidades ao redor do mundo.
Os deslizamentos de terra ocorrem naturalmente, por fatores naturais que envolvem o tipo de solo, quantidade de chuva, inclinação do terreno e presença de vegetação.
Quando cidades são construídas sem o devido planejamento, muitas famílias optam por construir suas casas em encostas, e assim começa um grande problema. Muitas dessas famílias não tem o conhecimento de que podem estar correndo riscos ao se mudarem para essas áreas.
Conforme a vegetação vai sendo retirada para a construção das casas, o solo torna-se mais vulnerável à chuva, que a depender do tipo de solo, pode mover os grãos e assim iniciar um deslizamento.
Evitando os deslizamentos de terra
Para evitar os movimentos de massa, algumas medidas são essenciais, como por exemplo:
- Mapeamento das áreas de risco
- Planejamento urbano
- Controle de Uso e Ocupação do Solo
- Construção de bons sistemas de drenagem e contenção
- Monitoramento geotécnico
- Conscientização da população
- Legislação e fiscalização
Adotando tais práticas, muitos acidentes podem ser evitados ou terem seus efeitos reduzidos.
Entre em contato com a LITA!
Se ficou interessado nesse e em outros problemas ambientais, não deixe de nos procurar para tirar suas dúvidas.