Polícia Civil - Regularização de produtos controlados
Por Larissa Nogueira
Foto: PC-SP/Divulgação
Você sabia que no Brasil muitos produtos químicos, como ácidos, bases, reagentes e explosivos, são rigorosamente controlados por órgãos fiscalizadores? Sim, a compra, venda, utilização, produção e transporte desses itens estão sob a supervisão por exemplo da Polícia Civil, a qual falaremos sobre nesse artigo.
Quais instrumentos a Polícia Civil utiliza para fiscalizar?
A polícia civil atua diferentemente de acordo com cada estado brasileiro. No estado de São Paulo, por exemplo, é necessário a emissão do Certificado de Vistoria com a listagem e quantidade dos produtos químicos que serão utilizados pelo solicitante e os alvarás de uso, também chamados de licenças, que são emitidos de acordo com a sua finalidade, conforme Portaria DPC nº 03 de 02 de julho de 2008:
(...)
d)-Licença ou Alvará para Fabricação, Importação e Exportação de produtos químicos: designação dada ao Licenciamento necessário a qualquer empresa que exerça alguma dessas atividades: fabrique, importe ou exporte produto químico controlado fora do Estado de São Paulo.
e)-Licença ou Alvará para Depósito Fechado: designação dada ao Licenciamento quando a empresa não é aberta ao público e que apenas armazena o material, não exercendo no local outra atividade pertinente ao produto controlado.
f)-Licença ou Alvará para Comércio de produtos químicos: trata-se do Licenciamento necessário à compra e venda de produtos químicos controlados dentro do Estado, seja ele possuidor de estabelecimento aberto ao público ou não , um depósito fechado ou apenas um escritório comercial.
g)-Licença ou Alvará para uso de produtos químicos para Fins Industriais: designação dada ao Licenciamento quando o produto controlado é utilizado em uma indústria, ainda que o produto químico não tiver finalidade industrial direta.
h)-Licença ou Alvará para uso de produtos químicos para Fins Comerciais: designação dada ao Licenciamento quando o produto controlado é utilizado sem qualquer finalidade industrial pela empresa, somente para prestação de serviços à terceiros.
i)-Licença ou Alvará para Manipulação de produtos químicos: designação dada ao Licenciamento quando o produto controlado é utilizado por farmácias para o aviamento de receitas médicas.
j)-Licença ou Alvará para Transportes de produtos químicos: é o Licenciamento necessário para as Transportadoras ou qualquer empresa que, habitualmente ou não, transporte produto químico controlado, seja ele de sua propriedade ou de terceiros.
(...)
Qual o tempo de validade de cada documento?
Os alvarás são válidos por um ano e sua renovação deve ser solicitada até o último dia útil de fevereiro do ano subsequente.
Já o Certificado de Vistoria tem validade de três anos e sua renovação deverá ser solicitada com três meses de antecedência do término de sua vigência.
Além disso, sua atualização é obrigatória sempre que houver acréscimo de novo produto, aumento de quantidade, alteração de razão social, CNPJ ou de endereço.
Ressalta-se que cada estado brasileiro possui uma legislação estadual específica para controle de produtos químicos e operam de maneira diferente. Alguns apenas emitem o alvará, sem necessidade de incluir lista de produtos e quantidades, alguns utilizam a mesma lista de produtos do Exército e da Polícia Federal, alguns possuem lista própria e tem aqueles ainda que não realizam nenhum tipo de controle.
Como regularizar minha empresa perante a Polícia Civil?
Passo a passo para exercer as atividades de maneira legal perante a Polícia Civil:
- Emissão do certificado de vistoria e alvarás;
- Entrega trimestral dos mapas de controle;
- Renovação anual dos alvarás;
- Renovação do Certificado de Vistoria a cada três anos.
Tem dúvida de como a polícia civil do seu estado opera? Entre em contato conosco, nossos especialistas estarão prontos para atendê-los. Garanta a conformidade total com a legislação e evite sanções e penalidades ao contar com uma equipe especializada em gerenciamento de produtos químicos.
Confie na experiência de nossos profissionais para proteger seu negócio e assegurar que todas as normas sejam rigorosamente seguidas.