Saneamento e as eleições municipais
Texto por: Heline Laura
Você reparou que as questões de saneamento estão cada vez mais presentes no discursos eleitorais?
Há até pouco tempo atrás era muito comum ouvir que as questões de saneamento nunca foram pautas eleitorais, já que não é possível fazer um evento de inauguração de um tubo de esgoto enterrado.
Para além dos ditos populares, é comum ver em promessas eleitorais a implantação de obras rodoviárias, como pavimentação e pontes. Em um país de baixa renda, essas são obras que ainda fazem diferença para a população. Entretanto, nas últimas eleições municipais foi possível ver pequenas mudanças nesse costume.
Saneamento na política
Foram vistos discursos prometendo a implantação de tratamento de esgoto, algo bastante novo e que não era valorizado até pouco tempo. Algumas promessas relacionadas á resíduo também estiveram presentes nas eleições de 2024, como a implantação de coleta seletiva.
Uma discussão bastante presente foi da distribuição de água potável. Diversos municípios passaram (e ainda passam) por escassez hídrica, fato que levou a diversos gestores municipais a serem criticados pelos opositores. Nas redes sociais foi comum ver comentários com teor de reclamação da gestão pública pelo racionamento de água. Além disso a construção de infraestrutura para melhorar a distribuição de água potável foi parte de planos de governos de diversos municípios brasileiros.
Não raramente, ao longo de 2024 foi comum ver obras de drenagem serem iniciadas para evitar catástrofes como as enchentes do Rio Grande do Sul no início de 2024.
Essa mudança de comportamento é um reflexo da importância que os eleitores começaram a dar ao tema saneamento. Nenhuma política pública é implantada sem vontade política, e, sabemos que a vontade política está diretamente relacionada à percepção dos eleitores, ou seja, os políticos não irão priorizar nada que não seja também visto como prioridade pelos eleitores.
A importância do saneamento para a gestão pública
O saneamento básico é capaz de reduzir custos com saúde, que um dos principais custos de uma gestão municipal. O saneamento está relacionado com a dignidade humana, já que trata de itens básicos para a sociedade. Assim, vemos a necessidade da população ter conhecimento sobre a importância do saneamento básico para o bem estar das populações humanas e seguirmos transformando a forma com que o saneamento e apolítica é tratada em nosso país.
Para implantar projetos de saneamento ou trabalhar em políticas públicas, entre em contato com a LITA Soluções Ambientais!