Se o saneamento básico fosse eficiente não teríamos epidemia de dengue
Texto por: Heline Laura
A epidemia de dengue presenciada pelo Brasil em 2024 levantou discussões sobre a relação da doença com o saneamento básico
Qual a relação do saneamento com a dengue?
A dengue é uma doença causada pelo conhecido mosquito andes aegypt, que como se sabe, é o vetor do vírus da dengue.
O ciclo de vida do mosquito, dependente de água parada, pode ser interrompido pela ausência de ambiente propício a sua reprodução.
O ambiente propício para água parada tem estreita relação com o saneamento básico ineficiente.
Saneamento e dengue
Os locais de acúmulo de água parada se dão em pontos não planejados, ou seja, locais que não recebem atenção para serem mantidos asseados.
Os pilares do saneamento são: distribuição de água, tratamento de esgoto, drenagem de água de chuva e destinação adequada de resíduos.
Quaisquer desses pilares que não estiverem sendo desenvolvidos adequadamente podem levar ao aumento de focos de dengue.
A distribuição de água, se houver vazamento ou uso inadequado pode causar acúmulo de água, o que representa, além do desperdício, a possibilidade de reprodução do mosquito.
A drenagem de água de chuva, se não for bem feita, pode causar acúmulo de água, seja em buracos nas vias, cavaletes e outros equipamentos inadequados.
O resíduo não destinado adequadamente pode representar a disponibilidade de materiais dispostos na natureza que propiciem acúmulo de água, por exemplo, embalagens plásticas em terrenos baldios.
Saneamento e saúde
Já é questão consolidada que a estruturação de equipamentos de saneamento são essenciais para promoção de saúde. Primeiro porque a destinação adequada de resíduo e esgoto evita o contato da população com contaminantes. A distribuição de água potável também reduz a suscetibilidade da população a patógenos de uma água não tratada. A drenagem inalada também pode servir como ambiente para propagação de vetores de doenças como a leptospirose.
Além dessa relação direta do saneamento e a saúde pública, a questão da epidemia de dengue se mostra como uma dessas relações.
Como reduzir casos de dengue
A universalização do saneamento é essencial para promover a redução dos casos de dengue. Existem outros fatores que contribuem com a proliferação da doença, como temperatura, educação ambiental e outros. Se você verifica a possibilidade de melhorias de saneamento na região que você reside, cobre dos gestores a implantação de estruturas adequadas de saneamento básico, que é direito de todos.
Para mais informações e solicitações de projetos em saneamento, entre em contato conosco!